sábado, 26 de março de 2011

Onde começou São Gonçalo?

          Existem alguns relatos sobre o local onde teria começado o povoamento da cidade deSão Gonçalo. Alguns afirmam que a cidade teria começado às margens do Rio Imboaçu, onde está situada a Praça Estefânea de Carvalho (ou Praça Zé Garoto). Alguns, como o site do INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - afirmam que a nossa História começa nas margens esquerdas do Rio Guaxindiba quando Gonçalo Gonçalves manda construir a Igreja de São Gonçalo e só mais tarde seus herdeiros mandam transferir a Igreja de São Gonçalo para as margens do Rio Imboaçu, no local onde a conhecemos.
         Segundo mapas da época de Gonçalo Gonçalves, encontramos o rio Guaxindiba (Rio Vanxindiba - segundo o cartógrafo Luiz Teixeira de 1586).

          No mapa da Capitania de São Vicente, em 1631, vai aparecer pela primeira vez a citação de São Gonçalo. O crescimento de São gonçalo se devia, em partes, graças a "febre de Macacu" (Febre amarela que dizimou quase toda a população de Itaborai no inicio do século XIX), aos engenhos de cana de açucar estabelecidos nessas terras (Engenho Pequeno, Engenho do Roçado, fazenda da Agua Mineral, Fazenda do Porto Novo, Engenho do Anaia, Engenhoca e tantos outros que se instalaram aqui, somado a esses fatores, consta-se também a lei Eusébio de Queiroz que proibia o tráfico de escravos, favorecendo o comércio clandestino nos portos de São Gonçalo (Porto Velho, Porto Novo, Porto da Madama, Porto do Roza, Porto da Pedra, Porto de Itaoca, Porto de Neves, Porto da Ponta de São Gonçalo (Pontal).

          Uma terceira versão do surgimento dos primeiros europeus na cidade de São gonçalo é o começo do povoamento de Itaoca. O fato da expulsão dos franceses por Estácio de Sá, revela que existiam franceses por essas terras. Os franceses ocuparam a Ilha de Villegagnon e dali se aproximaram dos Tamoios, habitantes nativos daqui. Esses nativos chamaram de Itaoca  (ITA = Pedra / OCA = Casa -  casa de pedra) o  local ocupado por esses franceses antes da chegada dos jesuitas em São Gonçalo (os Jesuitas já estavam em Niterói, Maricá e Itaboraí). Com a expulsão desses franceses, a sesmaria teria sido entregue a Gonçalo Gonçalves para auxiliar na ocupação das terras dos tamoios.

Primeira divisão das terras de São Gonçalo 
(algumas terras abandonadas)

3 comentários:

  1. Caro amigo , sou aluno da graduação em história da universo, farei meu TTC sobre os trens em Sg, gostaria de saber se o amigo teria foto das antigas linhas ferras do município?
    respeitosamente,Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Pedro eu tenho alguma coisa entre em contato comigo, abraços..
    zecapinheiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Poderia me enviar tbm a fim de conhecimento?

    ResponderExcluir