sábado, 19 de março de 2011

São Gonçalo - Palco da 1ª corrida automobilística do Brasil (Há quem diga que não é bem assim)

(Filme: 1909 - Circuito de São Gonçalo - Primeiro documentário do Brasil)

          A primeira competição do gênero, oficial do Brasil, surgiu depois que, em 1908, foi fundado o Automóvel Club do Brasil, que reunia poucos felizardos que tinham carro, e passava a existir também para traçar normas de segurança para esse grupo tão seleto. Um ano mais tarde veio a ideia de organizar uma corrida no Estado, a fim de divulgar o automóvel. O palco escolhido para o evento foi São Gonçalo, que havia se emancipado há poucos anos.



 (fotos: google - cenas do filme "1909 - Circuito São Gonçalo")

          O percurso total tinha 72 quilômetros de extensão, ida e volta, margeando a linha férrea. A largada foi dada em Neves, de onde os competidores iam até a Fazenda do Engenho Novo, em Monte Formoso, e depois retornavam à origem.
          Novidade não só no Rio de Janeiro, então Capital Federal, mas no país, o evento foi um grande sucesso, e contou com a presença de ilustres convidados, entre políticos e pessoas da alta sociedade.
          Muito badalado, o evento foi o primeiro da América Latina a ser transmitido por telégrafo para outro país, pelo francês Lucien Lousson, repórter do jornal L’Auto de Paris.

(Gastão de Almeida - 1909 - 1º prêmio Foto: google)

          O grande vencedor da corrida do Circuito de São Gonçalo foi Gastão de Almeida, pilotando um modelo Berliet, fabricado em 1908.(In. www.pmsg.rj.gov.br)

          Outra história da 1ª corrida automobilística no Brasil - São Paulo - 1908  

Segundo o site especializado em automobilismo no Brasil (www.nobresdogrid.com.br), a primeira corrida aconteceu no ano de 1902, no Hipódromo da Mooca, SP, mas a primeira corrida oficialmente organizada por um clube automobilístico no Brasil - no caso o Automóvel Club de São Paulo - aconteceu em 26 de julho de 1908, em Itapecirica da Serra, São Paulo. O vencedor foi Sylvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos e aclamado por mais de dez mil pessoas.

       
       

 (Foto da primeira corrida do Brasil segundo o site www.nobresdigrid.com.br)


5 comentários:

  1. A corrida de SG foi a segunda do Brasil, sendo a primeira apenas do RJ

    ResponderExcluir
  2. Bell Soares, mas diz no texto que essa primeira corrida em SP não foi oficial.

    ResponderExcluir
  3. Bell Soares, mas diz no texto que essa primeira corrida em SP não foi oficial.

    ResponderExcluir
  4. Foi a segunda e foi organizada pelo mesmo recente fundado Automóvel Club do Brasil, que também organizou a corrida em São Paulo, no circuito de Itapecerica.

    ResponderExcluir
  5. No site do Automóvel Clube do Brasil tem este mesmo vídeo que está em seu blog... enfatizando que está foi a primeira corrida ocorrida no Brasil, mas acredito que como historiadores, devemos buscar a veracidade e isso só se dará junto ao ACDB. Opiniões a parte, somente com pesquisa iremos descobrir, mas em princípio, como o própio site do ACDB propaga este vídeo, que dá informação que a primeira corrida foi em São Gonçalo... devemos acreditar em sua veracidade, sendo assim... A primeira corrida do pais foi no Grandioso e Belíssimo Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na Cidade de São Gonçalo, São Paulo que se reserve o direito em ficar depois do Rio de Janeiro... como em todo o resto.

    ResponderExcluir