sexta-feira, 18 de março de 2011

Algumas empresas de ônibus de São Gonçalo do passado

A Viação Sta Terezinha foi a primeira empresa de ônibus a ligar Alcântara às Barcas, no Centro de Niterói.
A Empresa de ônibus Nossa Senhara das Graças era uma viação que fazia o trajeto de Niterói ao Gradim, essa empresa deu origem a linha 525 (que foi substituída pela linha 526 A)
Viação Amendoeira fazia a trajeto de Amendoeira ao Centro de Niterói


Viação 1001 que fazia o trajeto Alcântara - Niterói via Tribobó. Início da década de 70.

A Expresso Alcantara era uma empresa grande que fazia várias linhas. Foi a primeira empresa a ligar São Gonçalo ao Meier, no Rio. Esse ônibos era conhecido como "botafoguinho" por suas cores preto e branco.



Viação Marambaia. Ligava Itaboraí a Niterói passando por Alcântara. Era muita poeira no caminho.

Viação Garcia Saía da Covanca até o Centro de Niterói e uma outra linha saía da praça da Venda da Cruz em direção a Niterói. (Não tenho 100% de certeza desse trajeto, quem puder confirmar com os mais velhos, favor avisar).

Antiga linha do 13 que fazia o trajeto da Covanca até Sta Luzia, passando pelo Fórum. Não lembro o nome da empresa.


Viação Boassú vendida à viação Mauá. Boassú é a empresa e Boaçu é o bairro. A Viação Boassú fazia o trajeto da Linha do atual Portão do Rosa.


Viação ABC que, com o passar do tempo, foi comprando outras pequenas e antigas empresas.

Linha 10 da Viação Galo Branco

O primeiro "FRESCÃO" da viação Galo Branco

Assim era o nosso Estrela. Pela sujeira na foto é possível imaginar que as ruas do Porto Novo e Porto da Pedra não eram asfaltadas.

Esse é o 525 da Estrela, não existe mais. Foi substituído pela linha 526 A

Esse é o 526 que faz o trajeto que conhecemos. O ponto final era no terminal rodoviário de Niterói. Quando chovia, todo mundo se molhava, porque o terminal não servia para cobrir ninguém. Era estreito, sujo, quente e perigoso.

Imagens:
Cia de Ônibus (www.ciadeonibus.com)
Google (Fotos de ônibus de São Gonçalo)

50 comentários:

  1. Após sete anos de uma intensa luta para a gratuidade nos ônibus de uma porta e microônibus, foi aprovada na câmara de vereadores a lei que daria o direito da gratuidade aos estudantes, deficientes físicos e idosos. Mas a prefeita Aparecida Panisset deixou todos surpresos, quando publicou no diário oficial que a lei só seria útil para os idosos,deixando de lado os estudantes e deficientes do município.

    Sendo assim, somente os idosos estão tendo o direito a gratuidade total, enquanto estudantes e deficientes são largados, deixados de lado.

    Porque será que a prefeita não aceitou dar o direito para os estudantes e deficientes ? Será que não representam "nada" para o município? Será porque na hora do voto, jovens não querem votar e muitas vezes deficientes estão impossibilitados, ou porque em primeiro lugar se encontram os empresários e não a população ?

    Ao certo ninguém sabe o porque, só sabemos que São Gonçalo é, não somente considerada uma cidade dormitório,mas também atrasada, onde nem todos tem os direitos que deveriam ter, que em grandes cidades como o Rio de Janeiro e até mesmo menores como Niterói, o direito de igualdade e passe livre seja em qual transporte for, é respeitada.

    ResponderExcluir
  2. Fazendo as correções:
    Expresso Garcia: esta empresa assumiu as linhas da Viação Araçatuba Niterói x São Gonçalo que ligavam Engenho Pequeno a Niterói via Covanca por Santa Catarina (444M) e Mentor Couto (445 M). Ela assumiu as linhas municipais da Auto Viação ABC 33-Francisco Neto x Engenho Pequeno via Santa Catarina; 33A-Francisco Neto x Engenho Pequeno Via Mentor Couto; 45-São Gonçalo x Engenho Pequeno via Santa Catarina;45A-São Gonçalo x Engenho Pequeno Via Mentor Couto. Foi comprada pela Rio Ita que chegou a rodar inclusive na Fonseca x Madureira (quando a Coesa repassou a linha para a Rio Ita) depois a Garcia passou a operar as linhas 999-Charitas x Castelo VIA LAPA (hoje a 709D), 750D-Santa Rosa x Rio Comprido (ex-ABC) e 703D-Vila Isabel x Santa Rosa(ex-ABC/Auto Viação Leblon).
    a foto do Caio Bela Vista da linha 13 é da Viação Icaraí Auto Transportes uma empresa que surgiu da compra de velhos carros da Viação Carioca do Rio de Janeiro e dos velhos carros Nicola descartados da Viação Mauá. A Icaraí explorava inicialmente duas linhas ligando Covanca a Jardim Catarina via Neves (13) e via Dr. March (12) circulares , depois a empresa comprara as linhas da Tricordiano que ligava a região de Niterói (Varzea das Moças, Engenho do Roçado) a São Gonçalo e a Itaboraí (Marambaia) e a Guaxindiba a São Gonçalo. Incorporada a ABC passou a operar o serviço municipal e várias de suas linhas foram repartidas: A linha Guaxindiba foi para a Viação Asa Branca antes fora para a Viação NG Turismo e hoje voltou para a Icaraí (pertence hoje a Viação Mauá que comprou a ABC e a Icaraí) junto com a Tanguá (Rio Ita)
    A linha da Viação Marambaia foi incorporada a Viação Fagundes que fazia a linha Alcântara a Itaboraí via Estrada de São José. A linha "rápida" (via asfalto) era da 1001 que hoje é Rio Ita
    A linha 533-Meier x Alcântara da Mauá, era Niterói (Venda da Cruz) x Meier em 1974. Não era para ter linhas São Gonçalo x Rio no projeto original era para fazer só a Venda da Cruz tanto a 533 como a 425-Campo Grande mas a Viação Brasília não permitiu que a Coesa e a Expresso Alcântara fizesse ponto na Venda da Cruz que é bairro de Niterói e aí as duas empresas vinham até São Gonçalo (Praça da Covanca) mas a vista era Venda da Cruz (Niterói)

    ResponderExcluir
  3. ae vcs tem alguma foto de um G5 ou de algum outro onibus da Viação ABC
    se tiverem fico muito agradecido pois estou precisando dessa foto!!
    se achar manda me informe nesse imail
    rodrigovidaloca98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber sobre a viação araçatuba que existiu em sg grato

    ResponderExcluir
  5. a linha 13 da foto e da atual auto transporte Icaraí, antes de ser vendida pela a ABC

    ResponderExcluir
  6. SIM A VIAÇÃO ARAÇATUBA FOI UMA EMPRESA GONÇALESE ATE OS ANOS 70, SUA LINHA ERA ENGENHO PEQUENO NITEROI

    ResponderExcluir
  7. gostaria de outras empresas v cogel crol transportes gomes e outras

    ResponderExcluir
  8. p onibus da linha 13 é pertence a viacai icarai.

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem fotos do antigo Terminal de Niterói ???
    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tenho Foto do Primeiro ônibus da Empresa Viação Brasilia(Linha Venda da Cruz Niterói na Qual meu Avô foi o motorista). Meu Avô se Chamava Arquimimo Gomes Henriques.

    ResponderExcluir
  12. Queria algumas histórias dá empresa Mutuá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Mutuá era a viação Cabuçu, que a Rio Ita comprou

      Excluir
    2. A cabuçu era do meu pai, exatamente foi vendida para a Ita

      Excluir
  13. Alguém tem informações sobre a extinta esperança?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber, se você teria uma foto do Alcântara antes de ter o prédio do relógio?

    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. queria saber da empresa renascença antes da galo branco. fazia praça do rocha a Niteroi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linha 529-Niterói x Praça do Rocha Via Barro Vermelho , atual Niterói x Colubandê via Água Mineral era a antiga Niterói x Barro Vermelho ex-Viação Niterói Barro Vermelho que pertencia a Jelson da Costa Antunes que vendeu a linha para a Galo Branco , a linha surgiu em 1974
      A Viação Renascença tinha as seguintes linhas:
      02-Água Mineral x Praça Zé Garoto atual Circular Água Mineral x Praça Zé Garoto via Av. Edson- Alcântara
      35-Av. Maricá x Praça Zé Garoto atual Porto da Pedra x Alcântara via Av. Maricá -Rua Salvatori
      530-Niterói x Colubandê via Galo Branco -São Gonçalo
      530A-Niterói x Mutondo via Galo Branco -São Gonçalo (extinta)
      31-Barreto x Praia da Luz

      Excluir
  16. Alguem pode conseguir uma foto da viação asa branca da primeira pintura, cinza embaixo,branco no meio e letras vermelhas? modelo Torino gv 1998 ou 1997 por aew?

    ResponderExcluir
  17. não falaram da fusão,da extinta viação renascença,com a atual viação galo branco.Esta última,aliás,onde trabalhou meu querido pai,nos anos 70. Que Deus o tenha em bom lugar!

    ResponderExcluir
  18. Bom a Viação Garcia eu a conheci em 1970 e ela operava a linha Engenho pequeno x Niterói via santa Catarina e via mentor couto e ambas eram via Covanca e via Benjamim Constant

    ResponderExcluir
  19. gostaria de informações sobre a expresso Alcântara. quem eram os donos e quando foi vendida. minha família trabalhou no inicio dessa empresa. hoje a garagem está abandonada. Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde ficava a garagem da Expresso Alcântara?

      Excluir
    2. Onde fica hoje o banco Itaú no viaduto de Alcântara depois na rua 5 no Jardim Catarina ok


      Excluir
  20. Ola a todos,alguém sabe o nome da empresa que fazia a linha caramuso x niteroi antes de ser feita pela empresa Inga?

    ResponderExcluir
  21. Trabalhei na expresso Garcia fazinha a linha engenho pequeno x Niterói . Fui cobrador

    ResponderExcluir
  22. Faltou a empresa jardim Califórnia que fazia a linha jardim Califórnia, Niterói.

    ResponderExcluir
  23. A viaçao Garcia chegou a fazer engenho pequeno X Niterói depois a Rio ita. comprou essa linha, atualmente é da Galo braço!!!

    ResponderExcluir
  24. Meu pai ja fez tudo para consequir uma imagem de uma antiga empressa chamada viaçao GRADIM, que saia da rua woshinton luiz (ENTRE O ANTIGO CORTUME E A FAVELA DO GATO)E IA ate Niteroi, Se alguen tiver e puder mandar pra min eu fico muito agradecido, se tiver algum custoeu participo.

    ResponderExcluir
  25. meu pai quer fotos da auto viação gama e auto viação trindade

    carlinhosdjrio2013@gmail.com e do trem que passava no galo branco e rocha obrigado amigo

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de ver fotos da empresa
    Nsa das graças- niteroi gradim
    Morava a 200 metros da garagem
    Era um sonho viajar nos 321
    Amarelo e vermelho...
    Que saudades do meu pai!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu que perguntei,
      Mas acho que nao existe mais
      Fotos

      Excluir
  27. Lembro bem de algumas linhas eu trabalhava de cobrador na boassu cinto saudades hoje

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber sobre uma empresa que fazia Monte Formoso até o Barreto no final da década de 60. Não lembro o nome.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de rever os ônibus da viação floresta parado no ponto final na amendoeira ao lado da guindia em 1967 e 1968 ok manda pra mim

    ResponderExcluir
  30. A empresa que fazia a linha Gradim x Nitetoi, chamava-se Viação N. S. das Graças.

    ResponderExcluir
  31. A viação n s das graças fazia linha Jurumenha x Niterói e depois comprou a viação lagoinha hoje quem faz e a 529 e a lagoinha , passou para aito ônibus Alcântara hoje pertence ao grupo Mauá

    ResponderExcluir
  32. Pesquisas muito boas Faz agente voltar ão passado.

    ResponderExcluir
  33. Olá, muito bom o acervo.
    Uma grande empresa de São Gonçalo, nós 80 foi a viação Cabussu, que fazia as linha 515, 516, 517, hoje a viação Rio Ita opera. Vale a pena uma busca.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde.
    Vcs tem alguma foto da antiga linha de onibus que fazia o trajeto: Praça de Nova Cidade-Praia da Luz ? Se não me engano era Viação Miramar. Depois foi Viação Nova Cidade(ônibus verde, depois mudou para azul).
    É da época da Viação Renascença, que virou Galo Branco

    ResponderExcluir
  35. Olá, poderiam me ajudar?
    Gostaria de saber quais empresas de ônibus funcionavam em São Gonçalo em 1973, mas precisamente em Alcântara?

    ResponderExcluir
  36. Queria saber da viaçao primorde sao gonçalo a primeira empresa a colocar cobradora

    ResponderExcluir
  37. EU QUERIA SABER QUAL ERA NOME DA EMPRESSA QUE FAZIA MONTE FORMOSO BARRETO.EM QUE AMO ELA ACABOU.OS CARROS DELA TODOS NOVOS .E FAZIA CONCORRÊNCIA COM ABC.

    ResponderExcluir